Sistema de Informação Geográfica (SIG)

A finalidade é atender às necessidades dos diversos setores da administração municipal, como geração e controle das receitas municipais, planejamento urbano, políticas sociais, infraestrutura, serviços urbanos, entre outros.

A partir da base cartográfica municipal, o SIG incorpora, através de referências geográficas, diversas outras bases de dados, tais como: cadastro imobiliário, o zoneamento urbano, os patrimônio público, iluminação pública, meio-ambiente, etc. E deste modo através do processamento dessas bases de dados georreferenciadas, combinadas de acordo com o interesse dos usuários, permite a imediata produção de novas informações que, relacionadas espacialmente, proporcionam uma compreensão da realidade de uma forma muito mais ampla e eficiente.

Com a elaboração de mapas temáticos produzidos com as informações no ambiente SIG, é possível compreender a dinâmica espacial da população dentro do município, analisar a localização adequada para implantação de escolas ou equipamentos de saúde em função da maior concentração espacial de população que demanda tais serviços, ou ainda, identificar as regiões que concentram maiores índices de inadimplência de pagamento do IPTU, permitindo ações direcionadas, dentre uma infinidade de outras informações.

A operação do SIG requer constante processo de atualização e permite a introdução permanente de novas bases de dados de acordo com o interesse da prefeitura.

Características:

  • Permite exibição e identificação de todos os elementos geográficos, trazendo informações dos mesmos, quando houver;
  • Permite a medição de área, perímetro diretamente no mapa, tomando como base os elementos geográficos implantados no SIG;
  • Permite a identificação da coordenada geográfica da posição desejada e dos elementos geográficos;
  • Permite a navegação, aproximação e afastamento com muita facilidade;
  • Permite a verificação do relevo do terreno com base nos elementos geográficos implantados no SIG;
  • Permite traçar rotas através da marcação de diversos pontos geográficos, exibindo textualmente cada segmento de rota, rotas sugeridas, distância total da rota e tempo estimado;
  • Permite o cadastro de mapas temáticos hierarquizados por categoria, de diversas fontes de dados;
  • Permite ativar, desativar os mapas temáticos, conforme interesse do usuário em cruzar informações;
  • Permite a localização de todos os elementos geográficos que possuam dados, através da barra geral de consulta categorizada;
  • Permite impressão de elementos geográficos selecionados ou marcados;
  • Permite o controle de acesso e navegação de acordo com perfis de usuário definidos no sistema;
  • Permite a visualização panorâmica da rua (Street View) , através do Google Maps.