Mapeamento de árvores por meio de georreferenciamento
18/09/2021

Um dos principais problemas da arborização urbana é a inadequação das espécies escolhidas para serem plantadas. A falta de gestão do plantio de árvores no município dificulta a manutenção delas e, principalmente, das que são plantadas de forma inadequada e acabam trazendo transtorno aos moradores, como risco de queda ou quebra de calçadas.

A arborização urbana é um importante elemento para obtenção de níveis satisfatórios de qualidade de vida. Na implantação de projetos de arborização urbana, é fundamental que haja planejamento adequado. E é comum constatar a inexistência de planejamento na arborização de avenidas, com árvores incompatíveis para a estrutura local.

Um sistema que apresenta uma localização física georreferenciada das árvores pode ser de grande utilidade para mapear e fazer o planejamento de arborização municipal.

Com o nosso sistema de gestão, o SigWEB, é possível mapear os dados das árvores, solicitar a identificação do andamento das solicitações de podas, de remoção e de plantio de árvores. Também é possível gerenciar as solicitações de novos plantios e gerenciar e controlar o  estoque de viveiros.

O sistema de gestão de meio ambiente permite a gestão e o manejo de arborização e oferece recursos necessários para que se consiga atingir os objetivos desejados para o planejamento e a manutenção da arborização municipal.

Vantagens da arborização

A arborização urbana tem inúmeras vantagens. As folhas das árvores absorvem radiação solar diminuindo a reflexão  e proporcionando sombra, reduzindo ou aumentando a velocidade dos ventos e aumentando a umidade atmosférica, que refresca o ar das cidades.

Também amenizam a poluição atmosférica e acústica e protegem o solo e a fauna. Além disso, as árvores adicionam cores ao cenário urbano, e absorvem radiação solar, diminuindo a reflexão e proporcionando sombra


Ver outras noticias