Cidades inteligentes: administração pode atuar de forma preventiva
01/10/2021
Com um sistema que torne uma cidade inteligente, a administração municipal pode atuar de forma preventiva. Por meio do monitoramento e do gerenciamento em tempo real é possível, por exemplo, compreender a dinâmica espacial da população dentro do município, analisar a localização adequada para construção de escolas ou unidades de saúde. Tudo isso conforme dados de maior concentração espacial de população que demanda desses serviços.
Por meio do SigWEB, é possível o monitoramento e a integração de todos os componentes de infraestrutura, de manutenção preventiva, de segurança e de serviços aos cidadãos.
A partir de uma base cartográfica municipal, o Sig incorpora também diversas outras bases de dados como cadastro imobiliário, zoneamento urbano, patrimônio público, iluminação pública e meio ambiente. Serviços que permitem, por exemplo, o gerenciamento das árvores plantadas no município ou das regiões que precisam de manutenção na iluminação pública.
Em uma cidade inteligente é possível, também, uma consulta de viabilidade de parcelas territoriais. O uso adequado do solo, por meio de um sistema transparente e atualizado de cadastro técnico, livra a cidade de problemas sérios como desigualdade social e especulação imobiliária. Com esse sistema é possível desafogar os setores responsáveis pela execução desse serviço e agilizar o processo de aprovação de projetos.
A CTMGEO Soluções em Geotecnologia conta com uma equipe de profissionais de engenharia especializada na área de geoprocessamento, preparada para atender todas as necessidades dos clientes nas soluções apresentadas no sistema., por meio da digitalização e da atualização da base cartográfica municipal; da atualização da planta genérica de valores; do georreferenciamento dos pontos de iluminação pública; do georreferenciamento de redes de água, esgoto e drenagem; do estudo de impacto de vizinhança; dentre outros serviços que facilitam e dinamizam a administração pública