Vantagens de uma cidade inteligente
03/09/2021

As cidades inteligentes são aquelas que conseguem alinhar os avanços tecnológicos com o progresso social e ambiental, por meio das tecnologias digitais. O objetivo é proporcionar aos cidadãos uma melhor qualidade de vida e uma administração pública mais transparente.

As cidades consideradas inteligentes são as que fazem uso estratégico de infraestrutura, serviços, informação e comunicação com o planejamento e a gestão urbana necessários, dando resposta às necessidades sociais e econômicas.

Assim, o cidadão e os serviços essenciais estão conectados, usam energia limpa, reaproveitam a água, tratam o lixo, compartilham produtos, serviços e espaços, além de se deslocar com facilidade e usufruir de serviços públicos de qualidade.

Tornar uma cidade inteligente traz diversas vantagens para a administração pública: facilita a integração de processos na administração pública e auxilia em uma gestão mais transparente, melhorando as tomadas de decisões; gera procedimentos comuns que aumentam a eficiência do governo; otimiza a alocação de recursos e ajuda a reduzir gastos desnecessários; eleva o grau de satisfação dos habitantes, por permitir prestar mais atenção aos usuários dos serviços e melhorar, desta forma, a imagem dos órgãos públicos; permite maior participação da sociedade civil organizada e dos cidadãos da administração com uso de tecnologias que ajudam a monitorar os serviços públicos, identificando problemas, informando e interagindo com a administração municipal para resolvê-los; além de indicadores de desempenho que são úteis para medir, comparar e melhorar as políticas públicas.

Com o nosso SigWEB é possível atender às necessidades de diversos setores da administração pública, como geração e controle das receitas municipais, planejamento urbano, políticas sociais, infraestrutura, entre outros. Com uma base cartográfica, o Sig incorpora dados como cadastro imobiliário, zoneamento urbano, patrimônio público, iluminação pública e meio ambiente


Ver outras noticias