Cadastramento imobiliário e regularização fundiária: geotecnologia à serviço da cidadania
23/08/2021
Há anos que os moradores do distrito de São Judas Tadeu, em São Pedro do Iguaçu, aguardavam pela tão sonhada regularização fundiária. O município é um dos que contou com a CTMGEO Soluções em Geotecnologia para o serviço de cadastramento imobiliário e regularização fundiária.
Alguns desses moradores viviam há quase 50 anos morando na região e não tinham o documento dos seus imóveis. “Viemos morar aqui, pagamos os nossos impostos durante anos, mas não tínhamos sequer a garantia de que o imóvel era nosso”, comentou o morador Osvaldo Miranda Caetano.
Para garantir a regularização de quem investiu e construiu na região, a Prefeitura de São Pedro do Iguaçu fez a parceria com a CTMGEO que, por meio de processos digitais, ficou responsável por levantar os dados dos imóveis existentes.
Segundo a prefeitura, o distrito já estava consolidado há décadas e, sem a regularização fundiária, as famílias que moram no distrito e fizeram melhorias nos terrenos e nos imóveis não tinham garantia de propriedade.
Por meio de mapeamento aéreo com drones e uso de equipamentos de alta precisão, foi possível saber a delimitação dos imóveis e fazer um memorial descritivo dos lotes. Com isso, se construiu uma cartografia que pode ser usada para recadastramento dos imóveis. A CTMGEO também desenvolveu um sistema de gerenciamento e controle de processo de Reurb, dentro do próprio SigWEB. Desta forma, as documentações foram digitalizadas e de fácil acesso ao município.
Para os moradores que depois de anos tiveram a garantia de propriedade, a sensação foi de alívio. “Finalmente recebemos a tão esperada documentação. Eu nasci aqui, e esperamos por isso há muito tempo. É um sonho realizado”, afirmou a moradora Vilner Ritter, que há 49 anos vive no distrito.