Papel representa burocracia nas administrações públicas
11/08/2021
Papelada de documentos, arquivos e processos representam burocracia na administração pública. Já era o tempo em que manter arquivos físicos se tornava um benefício para os municípios.
Hoje, a falta de sistematização traz dificuldades ao poder público, porque faz com que a administração perca tempo e arrecadação, procurando dados, dos mais diversos, em arquivos de papel.
Com a sistematização, por meio de sistemas de georreferenciamento, a gestão municipal é facilitada: os dados georreferenciados ajudam a desburocratizar a administração com base de dados de cadastro imobiliário, de zoneamento urbano, de patrimônio público, além de iluminação pública e meio ambiente.
Com a facilidade de um Sig (Sistema Integrado de Gestão), e uma base de dados georreferenciadas, é possível produzir informações que proporcionam, à administração pública, uma compreensão da realidade do município, de forma mais ampla e eficiente.
As vantagens de um sistema de georreferenciamento vão desde a possibilidade de compreender a dinâmica espacial da população no município até analisar a localização adequada para construir escolas, por exemplo, ou identificar regiões que precisam de investimentos. Tudo isso por meio de processos digitais.
É por isso que o investimento em digitalização é tão importante e tornar a administração inteligente leva a melhores investimentos e gestão de recursos.