Pilares de uma cidade inteligente
01/07/2021

A proposta do conceito de cidade inteligente é sempre norteada por pilares. E eles regem as propostas de políticas públicas e dos projetos das cidades em questão. 

No Brasil, para termos uma Cidade Inteligente,são quatro pilares principais: o foco nas pessoas; o foco na melhoria da qualidade dos serviços prestados, para economizar tempo e dinheiro; o equilíbrio entre o tripé social, econômico e ambiental; e a governança regida por líderes que tenham visão estratégica e sistêmica.  

Uma cidade inteligente é composta, primeiramente, de líderes inteligentes. Estes, por sua vez, têm visão estratégica e sistêmica, e saber tirar mais proveito dos recursos políticos e econômicos. 

A tecnologia é a principal aliada para esta viabilização. E ter um sistema de georreferenciamento é um dos pontos importantes para esta economia. Com esta ferramenta, é possível otimizar processos que antes eram burocráticos, presenciais e precisavam de extensa papelada. Com o SigWeb, é possível, por exemplo, fazer a atualização da Planta Genérica de Valores. É um serviço que deve ser feito com periodicidade razoável, a fim de atribuir aos bens imóveis o real valor de mercado. Com o levantamento cadastral, a planta genérica de valores é integrada com o sistema, e ajuda a promover a justiça fiscal no município.

O sistema também permite a revisão e a atualização do código tributário e minimiza a burocracia para o contribuinte e oferece mais agilidade à equipe de finanças do município. 

A partir da base cartográfica municipal, o SIG incorpora, por meio de referências geográficas, diversas outras bases de dados, como cadastro imobiliário, zoneamento urbano, patrimônio público, iluminação pública, dentre outros.

E, para viabilizar estes serviços, é necessária uma equipe de profissionais de engenharia especializada em geoprocessamento, preparada para atender todas as necessidades dos clientes. 


Ver outras noticias