Drones: cinco vantagens da tecnologia para inspeções
29/06/2021

O drone é uma tecnologia que é aplicada e se torna cada vez mais útil nas inspeções que antes eram realizadas por grupos de inspetores de linha. As inspeções são procedimentos que tem como objetivo avaliar e investigar determinados serviços, produtos ou ambientes para poder detectar possíveis anomalias ou condições perigosas.

E o uso de drones tem diversas vantagens em comparação a métodos antigos. A primeira grande vantagem é a economia, em relação a métodos antigos. O uso de drones diminui consideravelmente a necessidade de recursos, e realiza o trabalho de forma muito mais rápida, em razão da praticidade e operacionalidade.

A segunda vantagem do uso de drones, em comparação a métodos antigos, é a realização de inspeção em locais altos, insalubres ou onde há risco de choque elétrico. Isso ajuda na diminuição de acidentes de trabalho e do passivo de indenizações que as próprias empresas precisam pagar anualmente. Por conta disso, empresas de pequeno, médio e grande porte têm se interessado cada vez mais pelo uso de drones, melhorando a segurança dos trabalhadores envolvidos diretamente na inspeção.

A terceira vantagem no uso de drones é que os equipamentos podem ficar prontos para voo em questão de minutos. Uma vantagem enorme se levar em consideração o tempo necessário para montar um andaime, interditar uma determinada área para que ocorra a inspeção e escalar equipe. Com drones, a inspeção pode ser realizada em menor tempo, coletando informações de localidades antes impossíveis, com custo relativamente baixo.

A quarta vantagem do uso da tecnologia de drones, em comparação a métodos antigos, é a informação. Os drones fornecem dados que auxiliam na tomada de decisões, e não se baseiam somente em imagens aéreas. Os drones podem, ainda, usar sensores termais, câmeras com zoom de altíssima qualidade e até gerar modelos tridimensionais, para medir estruturas e até identificar pequenas rachaduras e anomalias invisíveis a olho nu.

A utilização de drones também traz a vantagem de acompanhar o andamento da inspeção em tempo real, e com maior liberdade de ângulos no projeto. Além disso, traz velocidade no carregamento de imagens e no processamento da nuvem, com nível de detalhe e precisão dos resultados. A exportação destes resultados fica mais prática e simples, com mais confiabilidade. 

Onde posso aplicar uma inspeção com drones?

Inspeção de fachadas de prédios, fábricas e condomínios; inspeção de telhados, chaminés, exaustores e tubos de ventilação; inspeção de pontes, viadutos e passarelas; inspeção de torres de energia, antenas, torres de celular, rádio e TV; inspeção rodovias e ferrovias; inspeção e acompanhamento de obras; inspeção de usinas eólicas e fazendas de energia solar.


Ver outras noticias