Administrações públicas com mais transparência por meio da Geotecnologia
31/05/2021

Já pensou em ter mais transparência na administração municipal e mais qualidade nos serviços públicos? Gestão pública sem tecnologia resulta em uma máquina inchada, pesada e sem foco no cidadão. Mas, esses velhos paradigmas se rompem com o surgimento da nova gestão pública, na administração pública brasileira. 

Trazer a tecnologia para as administrações municipais significa trazer, também, mais transparência, melhores gastos e investimentos realizados com dinheiro público e pela ampliação dos serviços públicos com qualidade.

É por isso que muitos municípios, estados e até a União já buscam por tecnologias e métodos de gestão que auxiliem na execução das atividades e tornem a administração mais inteligente. 

A Geotecnologia é a principal forma de desenvolver projetos, organizar a administração pública e tornar o governo inteligente. É por meio dela que pode ser feita uma elaboração do cadastro de informações geográficas, análises geográficas para elaboração de projetos, levantamento de informações em campo, mapeamento de infraestrutura, avaliação da prestação de serviços públicos, compartilhamento de informações e engajamento e acompanhamento dos resultados desejados e da evolução da melhoria na prestação de serviços públicos.

A Geotecnologia também traz o poder de análise de qualquer ação ou serviço realizado dentro de um espaço conhecido. Isso faz com que o poder público tenha ferramentas que garantam análises sobre a destinação justa e igualitária dos serviços. Além de mostrar a viabilidade na implantação de projetos, feitos pelo município.

Sobre o SigWEB

O SigWEB, da CTMGEO Soluções em Geotecnologia, traz esse atendimento às necessidades dos diversos setores da administração municipal. Com ele, é possível gerenciar e controlar as receitas municipais, fazer o planejamento urbano e também as políticas, além de infraestrutura, serviços urbanos, dentre outros. Por meio de base cartográfica municipal, o SIG incorpora, por meio de referências geográficas, diversas bases de dados como: cadastro imobiliário, o zoneamento urbano, os patrimônio público, iluminação pública, meio-ambiente. 

Com a elaboração de mapas temáticos produzidos com as informações no ambiente SIG, é possível compreender a dinâmica espacial da população dentro do município, analisar a localização adequada para implantação de escolas ou equipamentos de saúde em função da maior concentração espacial de população que demanda tais serviços, ou ainda, identificar as regiões que concentram maiores índices de inadimplência de pagamento do IPTU.


Ver outras noticias