Sistema de geoprocessamento desburocratiza abertura de empresas em Cascavel
15/08/2020

Cascavel conta com mais um aliado importante para o desenvolvimento econômico e social do município – a RedeSim (Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios). Trata-se de um sistema de integração de processos que permite abertura, fechamento, alteração e legalização de empresas em todas as Juntas Comerciais do Brasil, simplificando procedimentos e diminuindo burocracias. 

A tecnologia, desenvolvida por uma empresa de Cascavel, alia o geoprocessamento aos algoritmos que unem os mapas do uso e ocupação do solo, plano diretor e tabelas de atividades econômicas. Na prática, o SigWeb, como é chamado, se comunica diretamente com a RedeSim, por meio de algoritmos que unem os mapas do uso e ocupação do solo, plano diretor e tabelas de atividades econômicas. Ele cruza todas essas informações e responde diretamente na Rede, indicando se libera, ou não, a abertura da empresa naquele determinado local. Antes da automatização do sistema de geoprocessamento com a RedeSim, era necessária a análise técnica de um profissional da área, demandando maior tempo para finalizar os procedimentos.  

“O sistema já emitia a consulta de viabilidade das empresas desde 2013. Porém, o contador precisava emitir uma consulta prévia de estabelecimento e juntar ao processo de pedido de alvará, gerando certa lentidão nos processos. Agora, com a conexão direta do sistema à RedeSim, o tempo de resposta de aprovação ou desaprovação da abertura da empresa naquele determinado local é muito mais rápido”, explica o sócio e responsável técnico da CTMGEO, Maicon Altir Canal.

Em Cascavel, o processo de abertura de empresas pode ser realizado diretamente no escritório da Junta Comercial do Paraná (Jucepar), no andar térreo do prédio da prefeitura. A permanência da Jucepar no município, resultou de forte mobilização das classes contábeis e empresariais. Com a integração, é possível abrir uma empresa, dependendo da atividade econômica, em até três dias.

A RedeSim agrega processos de várias entidades reguladoras como a Junta Comercial do Paraná (Jucepar), Prefeitura, Câmara de Vereadores, Receita Federal, Receita Estadual, Vigilância Sanitária, Instituto Ambiental do Paraná, Corpo de Bombeiros, entre outros agentes necessários para a consulta prévia de inscrição e abertura de empresas.


Ver outras noticias