25 de Outubro 2013
Postado por: CTMGEO

Atualiza??o, Reestrutura??o e Implanta??o de Geotecnologias no Cadastro T?cnico do Munic?pio

O Geoportal Barracão já está implantado e agora os servidores e a população dispõem de uma ferramenta para gestão e visualização do cadastro territorial municipal.

 O sistema pode ser acessado pelo endereço: http://barracao.ctmgeo.com.br 

 

A CTMGEO - Serviços de Engenharia e TI está executando a atualização, restruturação e implantação de geotecnologias no Cadastro Técnico do Município de Barracão.

O serviço abrange a execução de cadastramento e recadastramento imobiliário e o desenvolvimento e implantação de um sistema de informações geográficas - Geoportal. O objetivo é atender às necessidades dos diversos setores da administração municipal, como geração e controle das receitas municipais, planejamento urbano, políticas sociais, infraestrutura e serviços urbanos, etc.

Publicado em: Notícias

Mande seu comentário




02 de Julho 2013
Postado por: CTMGEO

GeoPortal Cascavel

O GeoPortal Cascavel é um avançado Sistema de Informações Geográficas que integra as funcionalidades e informações do Google Maps com a base cadastral do Município. O objetivo é disponibilizar informações de maneira ágil e segura aos usuários.

O Novo GeoPortal Cascavel foi desenvolvido pela CTMGEO - Serviços de Engenharia e TI para o Município de Cascavel-PR.

 

  

 

O sistema foi todo desenvolvido em Java e conta com diversas ferramentas de gestão e atualização das informações cadastrais.

 

 

Com o novo Geoportal Cascavel é possível gerar um documento que substitui a consulta de viabilidade. Segue os parâmetros de uso e ocupação do solo conforme a lei municipal específica. Podemos obter a consulta prévia de edificação, de parcelamento e de estabelecimento. É possível extrair dados como coeficiente de aproveitamento, taxa de ocupação, recuo frontal e lateral, tamanho mínimo do lote, etc. Ao digitar a descrição da atividade pretendida o sistema busca o código CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas), relaciona com as atividades permitidas de cada zoneamento e retorna se é ou não é permitida tal atividade na parcela selecionada. O sistema salva uma cópia do documento para posterior conferência, proporcionando segurança e agilidade.

 

 

Confira as novidades do GeoPortal Cascavel clicando no logo na página inicial da Prefeitura: 

http://www.cascavel.pr.gov.br/

Se gostou ou se acredita que ele vai facilitar o seu dia a dia, compartilhe!!! 

Publicado em: Notícias

Mande seu comentário




26 de Janeiro 2013
Postado por: CTMGEO

Geoportal Cascavel foi destaque no maior evento de Geoprocessamento da América Latina

O Município de Cascavel, localizado no oeste do estado do Paraná e situado a 492 quilômetros da capital Curitiba, conta com o GeoPortal, é um avançado sistema de mapeamento que integra as funcionalidades e informações do Google Maps com a base cadastral do município.

O objetivo é fornecer ao cidadão, de maneira ágil e rápida, informações sobre as parcelas (lotes), como seu número de cadastro (ou inscrição imobiliária), utilização, área, testada, e outras informações cadastrais. Na sequência, será implantada a consulta prévia de viabilidade de construção, parcelamento e estabelecimento.

O portal foi desenvolvido por meio de softwares livres. Foram mescladas informações de um levantamento realizado em 2006 no município, com as ferramentas do Google Maps e toda cartografia do município. Todo o trabalho de desenvolvimento custou em aproximadamente 600 mil reais. 

O georreferenciamento é baseado na Portaria nº 511/2009, do Ministério das Cidades, que aponta as diretrizes para a criação, instituição e atualização do Cadastro Territorial Multifinalitário nos municípios brasileiros. É também embasado no decreto federal nº 6.666/2008, que institui a Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais.

Para ter acesso aos dados pode-se acessar o Portal do Município. Na página principal é disponibilizado um banner do GeoPortal. Clicando nele é possível localizar imóveis, ruas, loteamentos, navegar pelo mapa, com um moderno sistema de busca. O cidadão pode ter acesso aos dados de seu imóvel com o número do cadastro, que consta no carnê de IPTU, pelo nome do logradouro e número ou, ainda, pelo número do loteamento/quadra/lote.

O sistema está atraindo os olhares de todo o Brasil para Cascavel, o que já rendeu dezenas de convites para congressos e eventos científicos. O Município apresentou a novidade em eventos como o 2º CONAGESP, que foi realizado em Brasília, no mês de abril, no Fórum de Cidades Inteligentes; no MundoGeo#Connect Latin America 2012, que foi realizado em São Paulo em maio; no Congresso FIG, na Itália e no Simpósio de Georreferenciamento no Recife, ambos também em maio.

Fonte: MundoGeo

Publicado em: Notícias

Mande seu comentário